quarta-feira, 6 de junho de 2012

pra não crescer

quando se tem 5 anos é chato ter alguém conhecido por "mamae" te mandando nao fazer isto ou aquilo.
eu também nao gostava de quando eu errava, e ela brigava comigo enquanto eu habitava a "cadeira do pensamento" , e fazia todo um discurso sobre o quanto eu tinha sido desobediente.
depois que a gente cresce mais um pouquinho - bem pouquinho mesmo - lá pros 9 anos o chato é ter alguém mandando em você, porque essa é a idade oficial da falsa independência. todo ser humano nessa idade se sente autossuficiente, quando na verdade "mal saiu das fraldas".
ai você sobre mais alguns degraus, e começa a ter responsabilidades. talvez sejam bobas, mas certamente as primeiras a gente nao esquece. sempre vai haver aquele trabalho chato que voce passou o sábado fazendo ou aquela prova da matéria mais chata do ano.
só que, além da escola, existem outras coisas pelas quais você deverá aprender a responder por. e nessas horas, sua mãe nao vai te mandar fazer ou nao fazer. não vai haver uma "cadeira do pensamento" para que você passe longos 20 minutos questionando a si mesmo, e falando para si próprio que nao vai fazer mais porque passar 20 minutos sentado de frente pra parede te faz perder o ultimo episódio de pokemon.
crescer é doloroso. mamae sempre fez questão de me dizer isso.
acho que to falando de novo sobre o quanto é dificil tomar decisões.
lembro da minha fase "quero ser independente e fazer minhas próprias escolhas". nao que eu seja dona do meu nariz agora, mas, conforme eu fui subindo os degraus as dificuldades apareceram, e agora eu queria que minha mae pudesse me dizer exatamente o que eu deveria fazer. agora eu queria que alguém me pusesse na cadeira do pensamento pra me autoquestionar. mas, dessa vez, eu não posso simplesmente fazer o que minha mãe acharia certo. essa é a parte da história em que eu escolho por mim mesma.
as pessoas costumam dizer que se conselho fosse bom ninguem dava, vendia ; contudo, acho que vou passar minha vida inteira precisando dos conselhos ou de um simples "cade a Gabriela determinada e firme que eu sei que você é?" da minha mae pra fazer minhas próprias escolhas.
irônico nao? ter uma fase em que sua mãe nao podia nem sugerir uma roupa pra você usar, e de repente precisar tanto dela pra te dizer o que fazer, pra ser seu refúgio, pra te mostrar um caminho...
ainda que as pessoas cresçam, ainda que eu cresça, a verdade é que a gente precisa de um lugar pra se apoiar, de "um vão pra se esconder".
quando a gente cresce, tomar as decisões deixa de ser apenas uma prova de que você nao precisa mais da sua mae pra fazer o seu nescau. tomar decisões, escolher seu caminho, tomar atitudes fazem parte do seu caráter, e sua felicidade dali pra frente, sempre dependerá dos seus atos do passado.
talvez um dia eu entenda.